Formação é descoberta, é aprofundamento. A Formação não é apenas o ato de aprender, obter conhecimento, saber. Mas Formação é apreender, assimilar, tomar posse, tomar para nós! O nosso apostolado não tão é importante só para os outros mas para nós. A Formação permanente vem nos renovar, vem dar mais fé, velocidade, entusiasmo e alegria.
Foi com essa explicação que o Pe Edinei deu início ao 2º Encontro de Lideranças, no domingo (20 de marco de 2011), no Lar São Vicente de Paulo, distrito São Silvestre. Com o tema "Poderoso é o Senhor que nos cumula de dons para que façamos boas obras" (Efésios 4, 7-16), o Encontro reuniu mais de 120 pessoas, incluindo ministros extraordinários da comunhão, agentes de Pastorais, Movimentos e Ministérios de Música da Paróquia São Silvestre, além de representantes das paróquias São José Operário, São João Batista e Santíssima Trindade. Além de Pe Edinei, o Encontro teve ainda a participação do seminarista Guto e do ministério de música Novo Caminho. A programação, além de palestras e dinâmica, teve Adoração ao Santíssimo, um saboroso almoço preparado por uma dedicada equipe de cozinheiras e, para encerrar com louvor, a Missa na capela, celebrada por Pe Edinei. E que Deus abençoe a todas as Pastorais que colaboraram com doações e cada pessoa que de alguma forma, estando no encontro ou não, contribuiu para que ele acontecesse. Nossos agradecimentos também à Rádio Mensagem e à equipe do site da Diocese.
A seguir pontuações do Encontro.
Agir por própria conta e risco
Agir por própria conta e risco. Pode parecer ousado, desafiador? O mais certo é que essa atitude não condiz em nada com uma Comunidade Cristã, que nunca toma decisões por si só, mas caminha guiada e impulsionada pela Palavra. É a Palavra de Deus que nos dá direção e nos mantém unidos para o bem da coletividade e não apenas pela nossa própria satisfação. A Palavra é a nossa Luz para a Caminhada! Seguindo os ensinamentos de Jesus conseguimos projetar Luz para o mundo! Ao sermos guiados pela Palavra, entramos em sintonia com Deus, nos abrimos ao diálogo direto com o Pai. E perante o Pai não há máscaras, não há disfarces. Ele nos conhece a fundo, sabe que somos limitados, sabe das nossas fraquezas.
Não estou aqui por acidente
No segundo momento do Encontro de Liderança, Pe Edinei trouxe à tona a reflexão para o Chamado. A partir do momento que passamos a fazer parte de uma Pastoral, "não é por acidente". Mas sim o Chamado de Deus. Ele citou como exemplo, uma pessoa que já foi há um encontro e acabou ficando em uma pastoral. "A pessoa pode achar que é um despertar acidental, pode não perceber que naquele momento tinha sido um chamado". "No Chamado, experimentamos a graça de Deus. Antes de ser uma responsabilidade é um dom, é uma graça. É bondade de Deus derramada sobre nós. Devemos olhar para o nosso chamado como oportunidade e alegria de Deus", destacou Pe Edinei. Alegria sim, porque devemos revelar alegria e entusiasmo ao praticarmos as obras de Deus.Libertar-se do mau humor, do sentimento de inferioridade, ou também de superioridade. O nosso chamado é eterno. O nosso compromisso com Deus se renova a todo instante. É preciso "dizer sim novamente com força, com vigor!
O chamado também é para o leigo
A Vocação não é privilégio só dos padres. "Todo mundo é vocacionado", destacou Pe Edinei. Todos somos missionários. A missão às vezes não é sair para evangelizar num lugar distante, num outro país. Mas é sair para evangelizar na minha rua, o meu vizinho do lado. Nem sempre é preciso ir tão longe para encontrar pessoas sedentas da Palavra de Deus! O chamado também é para os leigos. Todos nós somos chamados a assumir nosso lugar na Igreja.
Pedrinhas
A alegria tem de fazer parte da nossa caminhada cristã. Sabemos das dificuldades, pois fazem parte da nossa natureza humana. "Temos desafios sim mas não podemos perder o entusiasmo, a alegria". Pe Edinei lembrou que Jesus teve alegria ao anunciar o Pai mas sua missão não foi fácil.
Pe Edinei comentou que nem sempre as dificuldades são reveladas em grandes proporções. "Vocês já viram alguém tropeçar em uma montanha? Mas em pedrinhas sim..." Muitas vezes são as pequenas coisas que vão querer atrapalhar nossa caminhada. Precisamos estar abastecidos da Palavra para sabermos desviar das pedrinhas e seguirmos adiante na nossa missão!
Reflexões finais
A avaliação nos ajuda a errar menos. Ao final do Encontro, os participantes se reuniram em grupos para partilhar pontos de reflexão sobre como exercer liderança:
- Manter a ordem durante todo o tempo da reunião;
-Ser amigo e social;
-Ter idéias novas e interessantes; ser criativo;
-Saber escutar e procurar compreender as outras pessoas;
- Ser firme e decidido; não hesitar;
-Admitir abertamente seus erros;
-Procurar fazer entender a todos;
-Promover oportunidade para que todos os membros ajudem na solução dos problemas;
-Saber elogiar com freqüência e evitar criticar negativamente;
-Gostar de conciliar; não fazer intrigas;
-Seguir rigorosamente as regras e os procedimentos;
-Não manifestar rancor e insatisfação
Nenhum comentário:
Postar um comentário